De acordo com o Serasa Experian, em fevereiro de 2022, o número de inadimplentes no país cresceu 0,54% em relação a janeiro e, pela primeira vez desde o começo da pandemia, ultrapassou os 65 milhões. A soma dos valores de todas as dívidas cresceu 1,03% em relação a janeiro.
Diante disso, vemos que a maioria das empresas estão com dificuldade de receber. Porém, para lidar com os clientes inadimplentes é preciso ter conhecimento do Código de Defesa do Consumidor. É proibido divulgar publicações sobre a dívida, nem informar a terceiros, tampouco ligar insistentemente.
E QUAL SERIA A SOLUÇÃO?
A solução seria a cobrança extrajudicial. Ela recebe esse nome porque possibilita que o devedor possa negociar o valor, a data e a forma de pagamento, sem a participação do Judiciário. Contudo, se não houver acordo entre as partes, o empreendedor tem o direito de tomar uma posição mais rígida e optar pela cobrança judicial.
COMO FAZER A COBRANÇA EXTRAJUDICIAL?
O advogado entra em contato com o devedor propondo o pagamento amigável da dívida, podendo o contato ser por meio de ligação, email, whatsapp ou carta de cobrança.
Após o contato e a negociação com o cliente, é feito um termo de confissão de dívida, que é uma espécie de título executivo extrajudicial, onde além de confessar a inadimplência, registra um acordo entre as partes para que se faça a quitação da dívida.
O termo de confissão de dívida, além do reconhecimento e formalização da dívida, traz maior segurança a sua empresa, e ainda, acelera o processo de cobrança, caso o devedor descumpra o acordo e seja necessário cobrá-lo pelas vias judiciais.
MAS QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA COBRANÇA EXTRAJUDICIAL?
-Você manterá um bom relacionamento com o seu cliente
Além do seu cliente não passar nenhum constrangimento ao ser cobrado, conforme determina o Código de defesa do Consumidor, ao ver que a empresa foi cuidadosa ao efetuar a cobrança do débito, as chances de não perder o cliente são grandes!
-Cria ótima imagem do seu negócio
Demonstrando que está ao lado do cliente fazendo a cobrança amigável, fica muito mais fácil a negociação, além de que o cliente fica feliz pela empresa demonstrar que entende o período difícil que está passando e que poderá resolver e retirar seu nome do cadastro de inadimplentes.
Talvez o devedor esteja passando por uma situação incomum, e quando a posição da empresa é de negociação, após saldar a dívida, o cliente fica contente, fideliza sua empresa e indica para outras pessoas.
-Mais facilidade na negociação
Como a cobrança extrajudicial é feita de forma rápida, diferentemente do judiciário que é moroso, isso evitará que sua empresa tenha perdas e descontrole seu caixa.
-Economia pela ausência dos custos judiciais
Além da agilidade de resolver e receber, por não entrar no judiciário, a empresa deixa de pagar diversas custas processuais e claro, é mais um ponto positivo para o seu negócio não enfrentar uma batalha judicial com seu cliente.
A Cobrança Extrajudicial, também conhecida como Cobrança Amigável é a melhor e mais rápida maneira de recuperar passivos.
EMPREENDEDOR, VOCÊ ESTÁ SOFRENDO COM A INADIMPLÊNCIA?
CONSULTE UM ADVOGADO!